terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Pão e sua história...



Será que existe alguém que não goste de pão?? Acho difícil...

O pão é uma das coisas mais democráticas que a culinária já inventou, seja pelo preço, pelos tantos diferentes tipos e sabores, e pela facilidade de encontrar seus ingredientes básicos!

Ah... o pão! Fresquinho, torradinho, quente, doce ou salgado, ou seja, tem pra todo mundo, pra todos os gostos e bolsos! :)

A história do pão é antiqüíssima. Pelas informações que se têm, a história mais remota do pão se origina em milhares de anos a.C. No Egito, por exemplo, o pão era o alimento básico. Era amassado com os pés, e normalmente feito de cevada. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Com o pão no Egito também se pagavam salários: um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja.

Já na Europa, o pão chegou através dos gregos e depois teve maior repercussão na Itália, entre os romanos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, numa tradição de passava de pais para filhos, como um ritual.

No Brasil, o pão chegou no século XIX, especialmente com a vinda de imigrantes italianos. Antes do pão, o que se usava, em tempos coloniais, era o biju de tapioca no almoço e no jantar a farofa, o pirão escaldado ou a massa de farinha de mandioca feita no caldo de peixe ou de carne.

Deu água na boca só de ler?
Deixo aqui então uma receita básica de pão pra você começar a se inspirar!

Ingredientes:

1 tablete de fermento de padaria
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna
2 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de margarina

Como fazer?

1. Em uma bacia dissolva o fermento na água morna, em seguida acrescente o restante dos ingredientes e amasse bem até que a massa esteja macia e soltando completamente das mãos

2. Modele os pães e coloque em forma untada

(o formato dos pães fica ao seu critério, ok?)

3. Cubra com pano limpo e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume

4. Leve ao forno quente para assar por aproximadamente 60 minutos

Como trata-se de uma receita básica, existe a possibilidade de incluir outros ingredientes, como por exemplo, passas e frutas secas picadas, e um pouco de açúcar; ou ainda pedaços de queijo e orégano.

A imaginação não tem limites!! :)

E você, tem alguma receita de pão bacana pra me indicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário