quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

I am the master of my fate. I am the capitain of my soul...



Hoje completa 20 anos, que Nelson Mandela foi libertado da prisão, após passar 27 anos encarceirado numa cela tão minúscula que, ao abrir os braços, suas mãos tocavam as paredes.

Recentemente, um dos meus atores e diretores favoritos, Clint Eastwood retratou exatamente o momento de libertação de Mandela e sua posse como presidente da África do Sul, no filme 'Invictus'.

A história retrata Mandela - interpretado pelo excelente Morgan Freeman, depois de sua libertação, ser eleito o primeiro presidente negro da história de um país onde, por décadas, a maioria negra não tinha quaisquer direitos políticos, sociais e econômicos. Por conta disso, há uma enorme tensão na África do Sul. Do lado dos negros, devido à ânsia de ocupar seu espaço e, em alguns setores, de buscar vingança. Do lado dos brancos, ainda a elite econômica e cultural da nação, medo e desconfiança, quando não alguma tentativa de boicote ao novo governo.

Mostrando sabedoria política exemplar, Mandela sabe que terá de satisfazer aos dois lados e conquistá-los. Uma oportunidade se apresenta com a Copa Mundial de Rúgbi. Esporte branco por excelência, o rúgbi é desprezado pela maioria negra, que torce ostensivamente por todo e qualquer adversário do time nacional nas competições. Para piorar, a seleção nacional também passa por uma fase ruim.

O presidente Mandela enxerga aí uma chance única. Assim, convida o capitão do time de rúgbi, François Pienaar (Matt Damon) para um bate-papo, e pede a ele que vença a Copa Mundial - uma tarefa que, neste momento, parece simplesmente impossível.

O filme é simples, com um roteiro sem grandes inovações, mas é de tamanha sensibilidade que me fez chorar em muitos momentos. E a cena TOP, que me fez, não somente chorar como soluçar, é aquela em que Mandela recita o poema que lia dentro da prisão todos os dias, que o inspirava, e que dava fé pra continuar seguindo em frente, mesmo atrás das grades. Só por isso, sua existência nesse mundo já seria suficiente... Mas ele foi além. E sua história de vida e mudanças que fomentou e conseguiu já deixaram marcas no coração e na vida de muitas e muitas pessoas!

Abaixo, reproduzo na íntegra, o poema 'Invictus', escrito por William Ernest Henley, que acompanhou Mandela em toda a sua trajetória de vida...

"Out of the night that covers me,
Black as the pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds and shall find me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário