sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MATRIOSHKAS!




Eu adoro bonecas russas! Acho lindas, diferentes, coloridas!
Mas outro dia estava assistindo a um programa na TV e assim que conheci um pouco mais da história por trás delas, achei-as mais interessante ainda!

As matrioshkas são os brinquedos mais tradicionais da Rússia. Normalmente feitas de madeira, o número mais comum de bonecos que se consegue encaixar é 6 ou 7, embora haja versões com mais de 20!

Diz a lenda que um senhor que esculpia e vendia bonecas fez sua primeira Matrioshka e, por ter gostado tanto do resultado, a deixava ao lado de sua cama. Toda noite, antes de dormir, perguntava a ela: "Você está feliz??" Um certo dia, Matrioshka disse que gostaria de ter um filho. Assim, o senhor esculpiu uma nova boneca (agora menor!) e colocou dentro dela. A boneca menor pediu o mesmo que sua mãe, e assim sucessivamente! Por isso, na 7a vez, o artesão esculpiu uma versão masculina, com bigodes, conhecido como Ká, para que finalmente esse processo se encerrasse! :)
As versões originais são bem coloridas e normalmente trazem figuras femininas, cheias de brilho e com detalhes em dourado! Mas, vamos combinar??? As versões dos Beatles e do StarWars são imbatíveis! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário